PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, PEDRA AZUL
PASTORAIS E MOVIMENTOS
O QUE É PASTORAL?
A Igreja chama de “pastoral” o cuidado para com todas as realidades a que ela é chamada a evangelizar em nome de Cristo, Bom Pastor. As pessoas enviadas por Cristo para continuar a sua obra assumem a tarefa pastoral em comunhão com toda a Igreja e para o bem de todo o rebanho. Ao engajar-se numa missão, os desafios da vida comunitária se farão sentir. Por isso, a passagem para uma nova forma de pertença a Cristo exigirá do agente uma constante atitude de conversão. Ele é chamado a ser mais do que meramente católico, é convidado a descobrir a “alegria de ser Igreja”.
A Igreja tem como missão ser a presença de Cristo no mundo. O Senhor, como Bom Pastor, vai em busca de suas ovelhas e realiza qualquer esforço em vista da salvação das almas. Assim surgem as Pastorais na Igreja, com o rosto de Cristo Bom Pastor que, em meio às exigências do cotidiano, se dispõe ao serviço em vista do próximo. Os trabalhos são os mais diversos: Pastoral da saude, da Juventude, Comunicação, Social, Familiar, Litúrgica, e a Pastoral do Dízimo. Estima-se que existem mais de 40 Pastorais na Igreja do Brasil. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima há 20 comunidades e seguintes são algumas pastorais e movimentos pela qual a nossa Paroquia tenta transmitir o amor de Cristo.
PASTORAL DA LITURGIA
Liturgia é a atualização da salvação, desejada pelo Pai, realizada por Jesus Cristo e continuada pela Igreja sob a ação do Espírito Santo. É a ação celebrativa da Igreja que reúne a comunidade, santifica as pessoas e dá graças a Deus Pai através de sinais, palavras, cantos, orações e símbolos.
Objetivo Geral da liturgia é promover a dimensão litúrgico-celebrativa, fonte e cume da ação evangelizadora e pastoral da Diocese, tendo em vista a participação consciente e ativa dos Fiéis, por meio de expressões simbólicas, adaptadas a cultura e à compreensão do povo. (Ref- CNBB)
Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações.
Desta definição vamos destacar em três palavras: 1. Organização 2. Formação 3. Preparação
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
PASTORAL CATEQUETICA (Catequese Infantil e Crisma)
Catequese é a ação de educar e de instruir os crentes depois da sua conversão; primeira função da Igreja, depois do anúncio da fé. O catequista é também um profeta, pois faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade, tornando-a compreensível. Catequese (katá-ekhein em grego) significa ressoar; a Igreja dá-lhe o sentido de ressoar a Palavra de Deus hoje (cf CR 31).
A catequese é um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas. Ela atualiza a Revelação acontecida no passado. O catequista experimenta a Palavra de Deus em sua boca, à medida que, servindo-se da Sagrada Escritura e dos ensinamentos da Igreja, vivendo e testemunhando sua fé na comunidade e no mundo, transmite para seus irmãos essa experiência de Deus. “A fidelidade a Deus se expressa na catequese como fidelidade à palavra e à integridade de sua mensagem”. Ele também é um profeta, pois, faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade (DNC 27). Na Nossa Paroquia a catequese está organizada em seguinte maneira- Pré-caretquese (7 anos de idade), Primeira Etapa, Segunda Etapa, Terceira Etapa (Primeira Eucarista), Perseverança e Crisma.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
PASTORAL DA MÚSICA LITÚRGICA
A função primordial da Pastoral da Música Litúrgica é auxiliar a comunidade a participar melhor das celebrações, por meio de cantos litúrgicos adequados a cada momento celebrativo pelos músicos (cantores e instrumentistas), que estão empenhados em desenvolverem os conhecimentos litúrgicos necessários para bem executarem os cânticos em cada momento celebrativo. Além da formação litúrgica, a capacitação técnica também deverá ser oportunamente oferecida aos músicos de nossa Paróquia. A missão principal da Pastoral é glorificar a Deus e preparar os corações dos fiéis para ouvir e acolher Sua Palavra, sendo instrumentos de alegria e motivação, compreendendo a música como parte integrante da Liturgia e auxiliando os sacerdotes e toda a comunidade paroquial em todos os momentos em que formos solicitados.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
PASTORAL DO BATISMO
A Pastoral do Batismo ministra momentos de espiritualização sobre o Sacramento do Batismo à luz do anúncio da Boa Nova. O objetivo da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.
Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo deve-se ter consciência de que a graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus e templo do Espírito Santo.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
PASTORAL DO DIZIMO
“A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja particular.” (Doc. 106, 36)
A Pastoral do Dízimo tem por objetivo levar aos fiéis o verdadeiro sentido de participação na sociedade cristã – a Igreja – da qual cada batizado é parte. O dízimo objetiva atender a três dimensões na Igreja:
1. Dimensão Religiosa e Eclesial: A comunidade é lugar de fé. O dízimo é um gesto de fé. Para o dizimista, a comunidade é a extensão da sua casa. Com gratidão ele contribui para o sustento de suas estruturas (templo, salões paroquiais, secretaria, funcionários entre outros). Parte da arrecadação do dízimo, também, é destinada ao fundo de solidariedade arquidiocesano que viabiliza vários projetos: manutenção dos padres, vicariatos, instâncias diocesanas, comunidades em dificuldade financeira e ações sociais.
2. Dimensão Missionária: A comunidade cristã é lugar de compromisso. O dizimista dá testemunho de fé e com seu dízimo contribui para a organização de momentos formativos, promoção da catequese, impulsiona o sustento das pastorais e capacitação dos ministros ordenados, leigos e leigas.
3. Dimensão Caritativa: A comunidade é lugar da partilha de bens e de dons. O dizimista é solidário. “Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7). É a alegria de doar com liberdade e consciência de ser um sinal de partilha. Com o seu dízimo a igreja investe nas ações sociais e projetos de transformação e promoção humana.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A Pastoral da Comunicação é uma pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação.
Uma das funções da Pascom é comunicar, mas acredite: comunicar não é “só comunicar”. O trabalho que a Pastoral da Comunicação desenvolve engloba a comunicação entre pastorais e movimentos e a comunicação destes com a comunidade, de forma a integrar as pastorais, os movimentos, os fiéis e o clero, procurando levar todos a anunciarem as mesmas palavras de amor que Jesus nos anunciou.
A Igreja é servidora. Por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade, mas é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
PASTOAL DO CIRCULO BIBLICO
Círculo Bíblico não é uma coisa nova. A prática do Círculo Bíblico vem desde o Concílio Vaticano II dos anos sessenta do século passado. O Concílio insistiu muito para que os cristãos retomassem a Bíblia em mãos e começassem a fazer dela seu livro de cabeceira. Assim, desde aquela época do Concílio, os círculos bíblicos cresceram e aumentaram. Só Deus é quem sabe quantos são os Círculos Bíblicos no Brasil. São milhares e milhares! É bom que a Ordem Terceira acompanhe este movimento de renovação. Na realidade, quase todas as famílias já possuem uma Bíblia em casa. A semente já está no chão. Só falta o sol e a chuva da reza e da reunião.
Círculo bíblico não é uma coisa nova. O primeiro encontro em torno da Palavra de Deus vem do próprio Jesus, quando andava com os dois discípulos na estrada de Emaús. Antes disso, ele mesmo, durante os trinta anos que viveu em Nazaré, todo sábado, participava da reunião da comunidade na sinagoga, onde se faziam três coisas, que até hoje fazemos nos círculos bíblicos: Primeiro, eles rezavam e cantavam juntos. Segundo eles liam e meditavam um trecho da Bíblia. Terceiro, eles procuravam ver como podiam ajudar-se mutuamente para colocar em prática a Palavra e, assim, resolver os problemas da vida. Um grande Rabino daquela época, chamado Aquiba, dizia o seguinte sobre estes encontros semanais na sinagoga: “O mundo repousa sobre três colunas: a Lei, o Culto, o amor”. A Lei era a Palavra de Deus. O Culto era a reza, a celebração. O Amor era a ajuda mútua para resolver juntos os problemas da vida. Foi o que Jesus fez durante todos os anos da sua vida. No fim, já depois da ressurreição, ele o fez pela última vez com os discípulos na estrada de Emaús (Lc 24,13-35)
( Ref– Frei Carlos Mesters, carmelita).
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
MISSÕES POPULARES
A Missão Popular é uma maneira simples de pregar o Evangelho de Jesus Cristo para todo o Povo de Deus. É o cumprimento do mandato missionário de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16:15-16).
O objetivo das missões é retirado do mandato missionário de Cristo, e é bem expressado por São Luís de Montfort, que indica o propósito de “renovação do cristianismo nos crentes”, e também por Santo Afonso de Ligório, que diz: “O objetivo das missões é a conversão dos pecadores”. No mês de outubro a paroquia organiza missões populares.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO
(MESC)
Ser ministro extraordinário da sagrada comunhão é um papel de extrema importância, eles zelam por um Jesus vivo! O ministro é enviado a viver este ministério na comunidade, sendo sinal de comunhão entre os irmãos. Tem por missão auxiliar na distribuição da Comunhão Eucarística nas Santas Missas e Celebrações da Palavra; assistir aos enfermos e idosos, impossibilitados de irem até a igreja, em seus lares, asilos e hospitais; zelar pelos objetos litúrgicos, o sacrário e a reserva eucarística etc. No dia 26 de setembro, Padre Rohan Walter Menezes, SVD (Adm. Paróquial) presidiu a missa de investidura e envio para os novos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia na paróquia de Nossa Senhora de Fátima- Pedra Azul onde 103 ministros receberam o envio e atuam na paroquia.
PASTORAL FAMILIAR
A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. A Pastoral tem três setores.
1. Pre- Matrimonial, 2. Pós- Matrimonial e 3. Casos Especiais
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA PALAVRA (MEP)
“A Eucaristia é, por excelência, a celebração do dia do Senhor. Muitas comunidades não podendo, porém, celebrar a eucaristia, por falta de presbítero, se reúnem e celebram os mistérios da fé ao redor da Palavra de Deus e, desse modo, asseguram o sentido do domingo. No Brasil, a falta de padres, a dispersão populacional e a situação geográfica do país impedem que inúmeras comunidades tenham a celebração eucarística aos domingos. De acordo com os dados da CNBB, 70% das comunidades brasileiras se reúnem ao redor da Palavra de Deus” (Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 53). Mas, por razão de número insuficiente de ministros ordenados, a solução pastoral encontrada tem sido a celebração da Palavra de Deus presidida por um diácono, um seminarista ou um ministro leigo encarregado dessa tarefa.
O Ministério da Palavra é um ministério “não ordenado” formado por pessoas adultas e responsáveis, as mesmas são indicadas por membros da comunidade e confirmadas e convidadas pelo padre responsável. Os ministros da Palavra participam de um Curso para assumir o ministério e comprometem aprofundar a Palavra de Deus, como seu principal instrumento na Celebração da Palavra. Os ministros assumem seu ministério diante da comunidade numa celebração Eucarística dominical.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
PASTORAL DOS COROINHAS & ACÓLITOS
Na Igreja, desde seu início sempre houve aqueles que servissem ao altar, homens que auxiliassem os ministros sagrados durante a celebração da divina liturgia. Os assim chamados acólitos, ou seja, aqueles que acompanham o diácono, ou na falta deste os sacerdotes nas suas funções sagradas, eram e são ainda hoje os responsáveis por esta função na Igreja.
Nossa paróquia também desenvolve esta pastoral, contanto atualmente com cerca de 120 coroinhas e 11 acólitos que auxiliam nas ditas funções. Sabendo que a liturgia é cume e fonte de toda a vida da Igreja, esta atividade pastoral busca ter como principal fim o amadurecimento da vida cristã destas crianças e adolescentes por meio da liturgia. Neste propósito percebe-se igualmente uma maturação na vida de oração, nas amizades, na vida familiar e nas responsabilidades condizentes com a idade de cada um.
Objetivo- Despertar as crianças e os adolescentes para o verdadeiro amor e respeito a Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade em torno das coisas do Pai.
Venha ser um coroinha! Venha fazer parte desse bonito trabalho de serviço ao altar junto com outras crianças. Deixe seu nome na secretaria paroquial!
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
PASTORAL DA JUVENTUDE
PASTORAL DA JUVENTUDE é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo, pois, agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.
É ação global, coordenada e oficial da Igreja no meio da juventude, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em profunda sintonia com os objetivos, as prioridades e as orientações das nossas Dioceses.
Se diz pastoral “DA” Juventude e não “DE” Juventude. Se fosse “de” Juventude, seriam os outros: padres, religiosos(as), adultos e leigos, trabalhando para os jovens. Ou seja, não seríamos sujeitos de nossa história. Mas sendo Pastoral “da” Juventude significa dizer que o compromisso primeiro de fazer o que Jesus fez no meio da juventude, é do jovem. “É o jovem evangelizando o próprio jovem!” PASTORAL DA JUVENTUDE é tempo de descoberta pessoal, grupal e da sociedade. O jovem começa a ouvir, ver e sentir toda a realidade que o envolve que faz parte dele. Sente, então, o apelo de Deus e tenta dar uma resposta, percebe que o grupo de jovens tem de avançar. Já não se pode ficar só na reflexão e oração. É necessário partir para a AÇÃO. Fazendo isso, estamos atendendo o chamado de Deus!!!
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
PASTORAL DA SAÚDE
“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10) “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (Jo 14,6)
A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. É importante a integração da Igreja e da sociedade para que o povo tenha mais saúde por meio do exercício da cidadania, e nessa tarefa o agente de pastoral da saúde tem um papel importante. A nossa paroquia promove as camapnhas de alimentos, agasalhos, medicamentos e atraves da pastoral atende as familias necessitadas. As familias carentes recebem as cestas básicas, remédios, que estão registradas na secretaria paroquial.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
APOSTOLADO DE ORAÇÃO
O Apostolado da Oração (AO) é, antes de tudo, fazermo-nos interiormente disponíveis para a missão de Cristo. Esta disponibilidade tem como sua fonte e modelo Jesus Cristo entregue a nós e por nós, que se nos faz presente continuamente na Eucaristia. Receber a Sua vida leva-nos, reconhecidos, a oferecer diariamente a nossa própria vida ao Pai.
O Apostolado da Oração é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária e despertar neles a capacidade missionária. Leva-os a uma aliança de amor pessoal com Ele, simbolizada no seu Coração.
O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Rezar por estas intenções abre-nos os olhos e o coração à dimensão do mundo, fazendo nossas as alegrias e esperanças, as dores e os sofrimentos de todos os nossos irmãos e irmãs.
COMUNIDADES – Matriz (Nossa Senhora de Fátima), Santo Antônio, São Rafael, São Bento, Imaculado Coração de Maria.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
TERÇO DOS HOMENS
A missão do Terço dos Homens é resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã.
O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece. Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324
RENOVAÇÃO CARISMATICA CATOLICA (RCC).
Renovação Carismática Católica, comumente abreviada para RCC, nada mais é o do que um movimento realizado pela Igreja Católica Apostólica Romana que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 e que acabou, com o tempo, se espalhando pelo mundo.
O movimento em questão busca oferecer uma abordagem diferente e inovadora para as formas tradicionais de doutrinação, buscando renovar as práticas consideradas tradicionais dos ritos e também da mística da Igreja. Tudo isso sem se desviar dos dogmas do Catolicismo Romano e da Doutrina da Igreja Católica.
Com isso, a prática da Renovação Carismática Católica se baseia na experiência pessoal que cada um tem com Deus e também pela força do Espírito Santo e de seus dons. Tudo isso com o objetivo de que todos os seguidores se tornem discípulos de Jesus Cristo. Nossa Paroquia há um groupo de oração se chama “Jesus Misericordioso” que se reune toda quarta-feira na matriz às 19 hrs.
Contato- Secretaria Paróquial (27) 3248-1695
Watsapp (27) 99504-9324