Essa é a mais antiga Comunidade do Setor Aracê. Com o crescimento da ocupação das terras na região de Pedreiras, os imigrantes italianos começaram se tornar mais números, e veio a necessidade de ser construída uma igreja. Todas as famílias tinham o costume de rezar o terço diariamente antes de dormir. Em algumas ocasiões se reuniram para rezar nas casas de amigos. As famílias tinham pequenas capelas em casa dedicadas a Nossa Senhora.
Nos livros da Paróquia de Santa Isabel, consta que no dia 16 de agosto de 1915 Pe. André Franzen SVD batizou os sete primeiros moradores desta Comunidade.
No ano 1918 uma grande doença assolou a região. Conhecida como febre espanhola levou à morte muito dos primeiros moradores. A doença fortaleceu ainda mais a fé dos moradores que decidiram construir uma igreja dedicada a São Sebastião, por ser o santo padroeiro contra a peste. No dia 11 de maio de 1918, foi escolhido através de votação, o local da propriedade do Sr. Giovani Grecco.
Em regime de mutirão começaram a preparar terreno para a obra. Com muito sacrifício iniciaram a praça, cavando a terra com enxada e puxando a terra com um aparelho tosco de madeira, chamado “vaca”, que auxiliava na remoção da terra. Era um trabalho árduo. Feita a praça, foi iniciado o prédio da igreja em 1918 e terminada em 1920. A igreja era pequena e simples e as dificuldades eram enormes. Não havia estradas, somente uma trilha por onde trafegavam apenas os animais de carga trazendo o material para a obra. Os moradores não mediam esforços e tudo era feito com muito amor e simplicidade. A Igreja foi feita com estrutura de madeira e paredes de estuque. Por 25 anos a igreja servia aos moradores da região.
O Sr. Arthur Monhol, que sabia ler melhor, virou o rezador, coroinha e primeiro catequista. Seu irmão Aldeque era responsável pela cozinha da canônica e recepção dos padres a quem fazia companhia, inclusive dormindo na canônica. Vitório Péterle era tesoureiro e também recolhedor de esmola, função que exerceu por toda a vida.
Por volta do ano 1940 à Comunidade havia crescido muito. A velha igreja já estava pequena e bem danificada pela ação do tempo. O telhado das tabuinhas precisa ser trocado, assim como a estrutura da madeira e paredes de estuque que já se apresentavam em má situação. Entre reforma completa e a construção de uma nova igreja, foi decidido: fazer uma igreja nova e maior.
O padre José Schirmann que era arquiteto fez o projeto da nova igreja. O contrato da construção foi assinado no dia 08 de junho de 1945 pelos fabriqueiros: Arturo Monhol, Vitório Péterle e Arthur Basani e pelo construtor José Alves Pereira. As obras de construção da segunda igreja foram iniciadas em julho de 1945 e terminadas em março de 1948. Essa igreja serviu o povo da região durante quase 50 anos.
Novamente a Comunidade cresceu e houve necessidade de uma nova igreja. A terceira igreja teve o projeto da arquiteta Sandra Moscom e foi iniciada em 29 de agosto de 1996 pelo construtor Valdir Cesconeto e concluída e inaugurada em 12 de março de 1997. A inauguração foi presidida por D. João Braz de Aviz, na época o bispo auxiliar de Vitória, e atual arcebispo de Brasília.
Durante anos além das igrejas foram construídas: o galpão comunitário, salas de catequese, raia de bocha etc. Atualmente a Comunidade de São Sebastião é uma das Comunidades que têm a melhor e mais bonita estrutura física da Paróquia.
A igreja viva não fica para trás. As Celebrações são bem participativas. Várias pastorais funcionam bem. Esperamos que as lideranças com capacidade vão contribuir com a formação da Nova Paróquia.
Coordenador atual Rondineli Fia